Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Festa do Boi - Allariz (Galiza)

Já que estamos a divulgar algumas tradições populares e no seguimento da Festa da Vaca das Cordas de Ponte de Lima, em Portugal, decorre em Allariz, na província de Ourense (Espanha), uma tradição similar.

A festividade popular começou no dia 2 de Junho e estende-se até ao dia 10 do mesmo mês.

As suas raízes históricas também são próximas com o Dia de Corpo de Deus celebrado em Ponte de Lima, sendo que nesta situação em especial, teve origem na  forma como os judeus manifestarem o seu desagrado com os párocos das povoações, quando saíam as procissões solenes nesse dia. Soltavam "a sangue frio" um boi pelas ruas da vila que acabava por causar mortos e muitos feridos.

A dada altura percebeu-se que era necessário alterar a situação que se vinha a repetir a cada ano, para mal-estar dos católicos. Num desses anos, aparecendo um católico ferveroso, Xan de Arzúa, magoado com as investidas dos judeus decidiu domar o robusto touro e os seus criados, a seu pedido, lançaram, posteriormente, cinza e formigas  à cara dos judeus. Estes vendo a coragem de Xan de Arzúa decidiram desistir dos seus intentos.

Assim, em memória deste feito, todos os anos, nos dias envolventes ao dia de Corpo de Deus, em Allariz, o povo continua a soltar um touro irado pelas ruas recordando os tempos idos, a pedido do autor da proeza que, até à sua morte, assegurou a compra do animal para a manutenção da festividade nas ruas desta vila orensana. 




A Vaca das Cordas - Ponte de Lima



A Vaca das Cordas é uma tradição secular, cuja origem não é, de todo, conhecida. Não obstante, é  considerada como um dos maiores atractivos da cidade de Ponte de Lima, atraindo grande número de visitantes. Costuma realizar-se no dia anterior ao Dia de Corpo de Deus, este ano, no dia 6 de Junho. 
Esta festa popular alberga no centro histórico da cidade de milhares de forasteiros atrás de uma vaca, guiada por cordas, onde a tradição, anterior a 1646, obriga a dar três voltas à Igreja Matriz, sendo posteriormente encaminhada para o Largo de Camões e Areal junto ao Rio.

sábado, 5 de maio de 2012

A festividade dos Maios



Os Maios, festa de origens ancestrais, também conhecida como a Festa dos Maios, está presente por toda a Península Ibérica.

A festividade celebrava-se no primeiro domingo do mês de Maio, embora em algumas localidades possa ser celebrada no dia 1 de Maio. 
A sua origem remonta às civilizações gregas e fenícias que, com rituais de adoração aos seus deuses, a quem admitiam a mudança das estações, veneravam.
Esta tradição também foi assimilada pelos romanos que celebravam a deusa da fertilidade. Contudo, o cristianismo foi assimilando estas tradições pagãs convertendo-as em festividades religiosas, normalmente, à devoção da Virgem Maria.

Para além da celebração da fertilidade, os maios traduzem o renascimento, a vida e aos rituais de enamoramento, entre rapazes e raparigas que, em festas populares, conheciam os seus pares. Realizavam danças em grupo e passavam uns momentos agradáveis longe da rotina e do trabalho árduo do campo.

Nas regiões espanholas, em que tal festividade se leva a cabo, existem algumas especificidades que a tornam tão genuína e única. Mas, centrando-nos na festividade dos Maios na região da Galiza é, sem dúvida, nas cidades de Ourense, Pontevedra, Poyo, El Morrazo e Villagarcía de Arosa onde adquirem maior visibilidade.

Em Ourense, actualmente, organizam-se competições, na Alameda do Concelho, onde se premiam os melhores maios, que se concretizam com recurso a flores, ervas, musgo, frutas e ovos, como materiais mais usuais, surgindo autênticas esculturas vegetais!


Todos assentam numa base de madeira, rodeada com um saco de zarpilheira coberto com musgo. Muitos vezes, os escultores aproveitam para, com as suas peças, comentarem, de forma satírica, os acontecimentos mais importantes ocorridos durante o ano.






quarta-feira, 25 de abril de 2012

A Revolução dos Cravos e os seus protagonistas – Hoje na Escola Oficial de Idiomas de Ourense


Hoje, dia 25 de Abril, celebramos em Portugal a  "Revolução dos Cravos", a "Revolução da Liberdade", o fim da ditadura e da opressão. 
Para tal é levada a efeito uma conferência subordinada ao tema, na Escola Oficial de Idiomas de Ourense, pelas 19 horas. 

terça-feira, 10 de abril de 2012

Tradições gastronómicas da Páscoa

A Páscoa em Portugal, para além da vertente religiosa e cultural, e das tradições das suas terras, pelo país fora, garante uma gastronomia rica e original, que delicia portugueses e estrangeiros. Começamos pela apresentação de um salgado, o Folar da Páscoa e depois, três dos mais conhecidos doces, consumidos nesta quadra.


1. Folar da Páscoa:



2. Pão de ló de Margaride (Felgueiras)



3. Pão de ló de Ovar (Aveiro)



4. Amêndoas da Páscoa

segunda-feira, 26 de março de 2012

Guimarães 2012

Portugueses em Espanha

Já sabíamos que os portugueses estão por tudo o mundo. Portugal, país que ao longo dos seus séculos conheceu grandes fluxos migratórios, muitos foram os portugueses que deixaram a sua terra, a sua família, em busca de uma qualidade de vida que, por vezes, o nosso país, não lhes podia proporcionar. Por outro lado, o reverso também aconteceu, com outros povos, outros idiomas, culturas, mentalidades e credos, que despertaram o nosso país para a multiculturalidade e para a abertura de horizontes à diferença.

Hoje em dia, julgo, pelos dados que tenho analisado, que a emigração portuguesa não tem que ver, necessariamente, com a melhoria da qualidade de vida ou a fuga à miséria mas, grandemente, à sensação de pertença à Europa, como cidadãos europeus e, mais largamente, como cidadãos do mundo. As mentalidades são outras e a busca pelo conhecimento e pelo desconhecido, fazem com que muitos jovens licenciados, mestres e doutorados portugueses busquem novas realidades, como forma de não ficarem estanques no seu saber-viver de experiências feito. 

Pela minha tenra experiência nestas andanças a verdade é que viver fora do nosso país, para além de alargar os nossos horizontes da tolerância, que pensávamos ter já adquirido na "terra mãe", a verdade é que, é no exterior que essa competência de desenvolve, se aperfeiçoa e ganha novas asas. Mas, não podemos falar, somente de tolerância, o enriquecimento é multidimensional e transdisciplinar.

Bem, mas nada melhor do que conhecer o depoimento destes jovens portugueses a viver e a trabalhar em Barcelona, e tal como eu, no país vizinho. Espero que também ajude a abrir o vosso campo de experiências.

E, se mais algum português residente em Espanha, se anima a participar no breve estudo sobre a integração dos portugueses em Espanha, ainda podem fazê-lo, enviando um correio para o meu endereço electrónico: pg11284@alunos.uminho.pt.






segunda-feira, 19 de março de 2012

Semana Santa em Braga (Portugal) - 2012


 

A Quaresma, para o catolicismo a preparação dos 40 dias simbólicos dos 40 anos da travessia do deserto pelo povo de Israel, surgiu como o tempo espiritual para a Páscoa, o renascimento/ a ressurreição. Embora se desconheça com precisão a origem das festividades da Semana Santa a verdade é que, este rito, se tem vindo a repetir e a celebrar ao longo dos séculos.

Com forte teor católico, a cidade de Braga, a chamada “cidade dos arcebispos”, leva a cabo entre os dias 30 de Março a 8 de Abril estas suas históricas solenidades. Esta celebração inclui um Programa Cultural abrangente, sendo de destacar o concerto de sábado, dia 24 de Março, na Igreja de S. Victor, do “Obradoiro Vocal «Vila», de Ponteares, Galiza”; sexta-feira, dia 30 de Março, na Igreja de S. Marcos, o Coro do Colégio do Rosário, do Porto; 2 de Abril, segunda-feira, o Coro e Orquestra Académica da Universidade do Minho, na Igreja de Santa Cruz; terça-feira, 3 de Abril, Coro da Sé Catedral do Porto, na Sé Catedral de Braga.

Outras actividades não foram esquecidas pelo que o cartaz inclui, também, exposições e celebrações religiosas, que deverão ser consultadas em programa próprio. 


segunda-feira, 5 de março de 2012

Festa da Arribada - Real Vila de Baiona

Todos os anos, no primeiro fim-de-semana de Março, celebra-se em Baiona, na província de Pontevedra, na Galiza, a "Festa da Arribada", com o mote da chegada ao porto de Baiona da Caravela "A Pinta", uma das três embarcações, em que seguia o grupo de marinheiros, comandadas por Cristóvão Colombo. Este ano comemorou-se o 519º aniversário, da chegada desta embarcação. Dada a sua dimensão foi declarada de interesse turístico nacional. 
A festa e feira medieval decorre nas ruas do centro histórico desta vila galega, com os usos e costumes do século XV, como: músicos, jograis, malabaristas, artesãos, entre outros, revivendo esses tempos idos, em especial o ano de 1493, data chegada de Cristóvão Colombo de uma das suas quatro investidas na tentativa de conhecer o Ocidente. 
O ambiente festivo das gentes é contagiante e, pequenos e graúdos, vestem os seus trajes medievais, caminham pelas ruas, encenam situações quotidianas, vibram e contagiam, com a sua alegria, os visitantes. Aqui seguem alguns desses momentos, retratados em algumas fotografias:















quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Conhecer Celanova


Esta visita por terras da Galiza marcou uma visita a uma grande jóia arquitectónica, que se encontra escondida na província de Ourense e, a escassos quilómetros já do Norte de Portugal. Falo de Celenova e do seu Monasterio de San Salvador. Diz-se (e confirma-se), que tal Mosteiro garante tamanha graciosidade como o Templo de Santiago de Compostela. 




Este Mosteiro destaca-se pelo seu coro, onde os bancos de madeira, quando fechados, depois dos actos religiosos, os monges poderiam encostar-se onde havia uma espécie de cravado de madeira que permita que estes se sentassem dando a ilusão aos demais de que estavam de pé (conf. imagem). 

Surpreende, igualmente, a grande talha dourada, o poder tocar e pisar em quase todos os locais do mosteiro, sendo que faz parte integrante do povo e o seu acesso não lhe é vedado, como acontece em quaisquer monumento histórico em que o visitante somente pode tomar contacto com os factos narrados à distância. Surpreendem, também, os enormes livros com as grandes pautas musicais, que facilmente, se tornavam visíveis a todos os membros do coro, de diferentes ângulos, daquele espaço. Apesar de aparentar um tamanho "normal", estes atingem, normalmente, os 30 Kg, sendo as suas folhas trabalhadas da pele do cordeiro. O grande órgão de tubos depois de renovado e melhorado ainda pode ser utilizado em diferentes festividades, sendo um grande orgulho para as gentes locais, quando este soa no seu Mosteiro. 




Celenova é também rica pela Capela de S. Miguel, que se situa na antiga horta deste Mosteiro. Destaca-se pela precisão da sua orientação que, aquando dos solstícios da primavera e do outono, os raios de luz penetram o seu interior, às primeiras horas do dia, iluminando o seu interior de uma forma surpreendente. Tal deve-se à forma como as pequenas janelas estão construídas. De acordo com as informações da guia turística, esta capela, de dimensões tão reduzidas, conserva os seus traços originais, não tendo sofrido, até ao momento, quaisquer obra de restauração. Estas dimensões reduzidas deviam-se ao facto de ser uma capela limitada ao uso das orações femininas, sendo que aos homens estava reservado o culto no templo de San Salvador. Associa-se ao culto Muçulmano.






Antes de partirmos, não poderá faltar uma visita a casa de Curros Enríquez, um grande poeta galego, do século passado (1851-1908), local que reúne grande parte do seu espólio; à Torre de Vila Nova dos Infantes e a Virgem de El Cristal, com as suas próprias histórias de magia e de encanto, para rematar a história de Celanova. 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Caminha Doce - 17 a 21 de Fevereiro


A chegada a Portugal ditou a passagem por terras de Caminha e, ainda bem! Deste modo tive conhecimento, e passo a informação, a todos os amantes das especialidades mais doces!

Decorre entre os dias 17 a 21 de Fevereiro a 3ª edição da Feira de Doçaria de Caminha, com o fim de dinamizar a região e irradiar os seus doces tradicionais e conventuais, bem como outras especialidades da região, os licores e as compotas.

Mais informações acerca deste tema podem ser consultados nos sites da organização:

- Câmara Municipal de Caminha

- TV Minho

- Info Minho

Festas de S. Teotónio em Valença


Numa das minhas viagens a Portugal, para passar o fim-de-semana, eis que me deparo com uma festa popular, que terá lugar em Valença, em torno do dia 18 de Fevereiro, feriado municipal desta cidade, em honra de S. Teotónio.

Para todos os interessados, aqui ficam mais algumas informações acerca da programação, origens e curiosidades,  acerca de S. Teotónio, nos seguintes endereços electrónicos:

- Município de Valença 

- Agência Ecclesia

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho

Actualmente, entre homens e mulheres, continuam a prevalecer distinções e tratos independentes, em especial, em matéria de remunerações. Seja qual for a formação da mulher, seja académica ou através da escola da vida, a situação não se altera, tende até a ser mais escalonada, quanto maior for a formação académica da mulher.

Embora possamos pensar que possa ser algo em desuso, retrogrado ou ultrapassado, a verdade é que se apresenta na sociedade portuguesa em grandes lanços.

Assim, este será o mote da aula de conversação, nível avançado, de hoje.



quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O contínuo peso do idioma português nos países da lusofonia

"2012 foi declarado oficialmente Ano da Língua Portuguesa na Universidade de Cabo Verde (UniCV)", assim se pode ler no site do Instituto Camões, notícia publicada no dia de ontem.


Sintetizando, a língua portuguesa é falada e compreendida por largos milhões de pessoas, em todo o mundo. Destaca-se a sua grande importância como idioma cultural e rico em publicações científicas. 
A iniciativa da Universidade de Cabo Verde vai no sentido de incrementar mais formação académica específica, com a criação de mestrados e doutoramentos, para que se possa aumentar a disseminação da Língua Portuguesa neste país lusófono, em termos académicos e científicos, apesar do português ser já a língua utilizada na educação e formação dos cabo-verdianos.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Potencialidades e debilidades de Portugal, uma visão multidimensional


No passado dia 18 de Janeiro na aula de Conversação em Português - Nível avançado, estivemos a tentar delinear uma Análise DAFO, que consiste na análise das Debilidades, Ameaças, Forças e Oportunidades, mais vulgarmente conhecida como Análisis SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats). 

O tema central, nesta aula de português, passou por traçar, como descrito anteriormente, uma visão de Portugal nas suas várias vertentes, aproveitando a multiplicidade de formações dos participantes, nos vários sectores de actividade galegos.

Como portuguesa, esta análise foi bastante interessante e produtiva, pelo que se destacam com grande orgulho, as forças e potencialidades do nosso país "à beira-mar plantado".

Assim, a Língua Portuguesa manifesta-se com uma grande força, pela sua difusão e utilização em todo o mundo, com a forte presença do português falado no Brasil o que, no entender dos participantes, assume-se como uma grande potencialidade, em termos económicos, nesta época de austeridade. De destacar, igualmente, a nossa música, o Fado, actualmente integrado como "Património Imaterial da Humanidade".

Portugal apresenta, igualmente, uma grande potencialidade em termos turístico, pelas suas belas paisagens, pelo forte investimento que tem sido feito neste sector, pela formação dos seus recursos humanos, pela sua natural amabilidade, disponibilidade e simpatia. Simultaneamente, reconhecem os passos que têm sido dados pelas várias cidades no sentido da preservação do seu património histórico, etnográfico e natural.  Paralelamente, à vertente espacial, a gastronomia demonstra, igualmente, ser uma grande força em Portugal e, simultaneamente, uma potencialidade com o desenvolvimento que ainda pode ser realizado neste sector, apesar das iniciativas levadas a cabo nos últimos tempos como "As 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa".

Para terminar, a imagem dos futebolistas e desportistas portugueses em general, quer estejam a exercer funções em Portugal ou em outro qualquer país, como em Espanha, pode transmitir uma imagem de marca do nosso país. 

A outra vertente e não de menos interessante passa pela debilidade actual e que a curto e médio prazo se poderá afigurar uma grande ameaça à promoção do turismo e da gastronomia portuguesas. Falamos da integração das inúmeras portagens nas SCUT portuguesas, na falta de informação e disponibilidade das autoridades para resolver as situações pontuais que ocorrem. Assim, pelas informações que têm passado quer pelo pessoal docente, quer por parte do alunado que antes quase semanalmente atravessavam a fronteira, neste caso, em cidades como Valença, Vila Nova de Cerveira, Chaves, Melgaço e Castro Laboreiro, manifestam ter diminuído, com grande pena, abruptamente, estas visitas.

Questões:

1. Que outras forças e potencialidades, ameaças e debilidades podem igualmente enumerar, referentes a Portugal?

2. Que medidas poderiam ser tomadas no sentido de superar as debilidades?


Links de interesse:

http://fugas.publico.pt/Noticias/293081_e-as-7-maravilhas-da-gastronomia-portuguesa-sao

http://www.youtube.com/watch?v=Oh3W1_x7KbY

http://www.youtube.com/watch?v=ikv39Pm85_M

http://www.youtube.com/watch?v=hX9sznIC65E

http://www.youtube.com/watch?v=Dfu2Nt16CDc

http://www.youtube.com/watch?v=5JJktDWWOLs

http://www.youtube.com/watch?v=5JJktDWWOLs

http://www.youtube.com/watch?v=mVgeundA_p4&feature=related



domingo, 22 de janeiro de 2012

Feira do Fumeiro de Montalegre 2012


Já na sua 21ª edição, a região de Montalegre leva a cabo mais uma edição da sua tradicional mostra gastronómica, que decorrerá entre os dias 26 a 29 de Janeiro, no Pavilhão Multiusos da localidade. Desta região transmontana portuguesa são típicas as "alheiras", "farinheiras", "sangueiras" e outras especialidades produzidas através dos miúdos porco. Citando o periódico "Diário de Trás-os-Montes", esta feira é considerada pelas suas gentes "a mãe de todas as feiras", tendo sido a iniciadora de muitas outras que, nos nossos dias, são levadas a cabo no nosso país, nas suas diferentes regiões.

Para quem não conhece a região, Montalegre situa-se a cerca de 80km de Braga, a cerca 40km de Chaves, e já na região de Ourense, em Espanha, a 50km de Bande.

Dada a proximidade fronteiriça e tudo o que bom ao paladar nos pode oferece, a Feira do Fumeiro de Montalegre, merece uma visita de todos nós.


Links de interesse:

http://www.cm-montalegre.pt/showNT.php?Id=1584

http://www.youtube.com/watch?v=EH_LG5hnquQ

http://www.diariodetrasosmontes.com/noticias/complecta.php3?id=18787

http://correiodominho.com/noticias.php?id=58758

http://www.youtube.com/watch?v=CutYpZudrgQ (Reportagem SIC - 2011)

http://www.youtube.com/watch?v=J1dNo7tsfao&feature=related

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

São Gonçalinho - o santo dos "problemas conjugais"

Há uns dias, depois de mais uma visita à bela cidade de Aveiro, a denominada “Veneza Portuguesa”, embora possa parecer uma visão megalómana, descobri uma singular festividade, a festividade de São Gonçalinho. Eu que apenas conhecia a festividade de S. Gonçalo de Amarante, a celebrar sempre no primeiro fim-de-semana do mês de Junho, fiquei alegrada. As similitudes são grandes :)

Em Aveiro, junto à ria, nestes dias, as redes lançam-se ao céu e não ao mar, para aparar cavacas doces que pagam as promessas a S. Gonçalinho e são atiradas por devotos do alto da capela. Assim, ao invés das típicas flores com que se homenageiam os santos, como os cravos, ou simplesmente uma esmola em dinheiro, os fiéis ofertam cavacas. Este rito iniciou-se esta sexta-feira, sendo o dia principal celebrado a 10 de Janeiro, com o toque do sino do templo que, deste modo, avisa os habitantes do lançamento das cavacas, do alto da torre. 

No adro junta-se povo, de todas as idades, dotado de paus com sacos de rede na ponta ou guarda-chuvas invertidos, para agarrar o máximo de cavacas. Trata-se de um doce duro coberto com uma espécie de açúcar derretido na sua superfície. Semelhante ao utilizado em Amarante, sendo que em Amarante o doce atinge uma forma mais peculiar! Mais à frente poderei escrever sobre isso! O espectáculo é ímpar e mais parece pertencer aos modernos "jogos sem fronteiras" do que a um ritual de devoção secular. 
S. Gonçalinho é tido como milagreiro intervindo nos problemas conjugais de vária índole, ou mesmo a melhorar as "performances" de sedução. É tido, igualmente, como casamenteiro dos mais idosos, que lhe pedem a sua intercessão!


É no interior do templo que os crentes consultam o santo para pedir a sua intervenção nas suas preocupações mais privadas e a tradição dá-lhe fama de ser eficaz conselheiro matrimonial. Dizem as gentes que não há caso que meta medo a S. Gonçalinho, desde a frigidez à impotência, da infertilidade aos problemas ósseos, chegando mesmo a prescrever remédio para o envelhecimento. Rezam as crónicas que S. Gonçalinho não fia, nem admite avarezas, pelo que se o crente não cumprir, terá de se haver com a ira do santo.
Além do lançamento de cavacas, singular também é a "dança dos mancos" feita no templo e tolerada pela Igreja, num ritual quase pagão em que homens se fazem de deficientes e cantam brejeirices enquanto bailam à roda de um banco.



Fonte: Jornal O Público

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

As boas-vindas a 2012 em Guimarães

As boas-vindas a 2012 em Guimarães este ano teve um cariz muito especial :)
Apreciem os momentos mágicos que despediram a cidade do ano velho e saudaram os primeiros minutos deste novo ano! Um grande orgulho para as gentes de Guimarães!

Ligações de interesse:



Bom Ano de 2012 para todos ;)