Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aqui tão perto - Castro de Santa Tecla (Galiza)





Situa-se no Monte de Santa Tecla o Castro de Santa Tecla, um sítio arqueológico que remonta à Cultura Castreja, pelas especificidades que enleva. O local, de impressionante beleza natural, vislumbra o desembocar do Rio Minho. Em 1931 foi declarado Monumento Histórico Artístico Nacional (Espanha) e também tem a consideração de Bem de Interesse Cultural.

A altitude que o monte apresenta conferia ao povoado castrejo um carácter defensivo garantindo a segurança dos seus habitantes. Do cimo do monte era possível verificar a aproximação de invasores e agir/reagir atempadamente.



As casas apresentavam já alguma organização por ruas estreitas e praças sendo que, através do empenho da reconstrução de parte deste espólio, é patente uma casa reconstruída, à semelhança do que se julga ter sido na realidade, em tempos remotos, bem como, algumas paredes levantadas de outras habitações que demonstram a sua organização por ruas e praças. Para complementar esta visita é possível visitar o Museu Arqueológico local.


De acordo com o site Wikipedia (uma enciclopédia digital de publicação livre), segundo a tese mantida por de la Peña Santos, director das últimas campanhas de escavações arqueológicas na década de 1980, o Castro teve uma ocupação continuada entre o século I a.C. e o século I d.C. A partir daí terá tido início um lento processo de abandono, embora possam ter ocorrido repovoações esporádicas em época tardo-romana. Foram encontrados também petróglifos, em várias das pedras do monte, elaborados por volta de 2000 anos antes da ocupação do castro, deixando antever a imensidão de registos históricos.

Em suma, não deixem de visitar pois vale a pena!!!


Sitiografia recomendada:

http://www.galiciaguide.com/Castro-de-Santa-Tegra.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_de_Santa_Tegra

http://galicia.costasur.com/pt/castro-de-tegra.html

http://algarvivo.com/arqueo/ferro/castro-tegra.html

http://bruxaria-tradicional.blogspot.com/2011/05/o-castro-de-santa-tegra.html

Sem comentários:

Enviar um comentário