O Pregão de São Nicolau está inserido nas festas Nicolinas em Guimarães, e vai a público no dia 5 de Dezembro, de cada ano, em Guimarães. Trata-se de uma récita efectuada por um jovem estudante, o Pregoeiro, em verso satírico e de crítica social, ao jeito dos antigos pregões pelos quais eram trazidas as notícias às vilas e cidades até à descoberta da imprensa. Através do Pregão e pela voz do Pregoeiro, os estudantes de Guimarães desenvolvem uma crítica social, que é dada a conhecer à população em geral, integrando a sua opinião e percepção, acerca dos eventos que tiveram lugar no último ano. Daí se distingue pela sua singularidade em demais festas académicas em Portugal.
De origem no século XVIII, o Pregão era utilizado para anunciar as Festas Nicolinas, uma vez que, na época, os festejos se realizavam, somente, em dois dias (5 e 6 de Dezembro). Como foi relatado, anteriormente, na actualidade as festividades são iniciadas com a noite do Pinheiro.
De destacar que o Pregoeiro é um membro da Comissão de Festas Nicolinas, escolhido entre os seus 10 elementos como sendo aquele que possua uma voz mais pujante, com maior capacidade de ser ouvida pelos estudantes que acompanham a récita em cortejo e pela população vimaranense em geral.
Outras informações de interesse:
Sem comentários:
Enviar um comentário