Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Valença do Minho








Para muitos será já uma terra conhecida e apreciada, para outros, quiçá, desconhecia. Assim, para ambos os leitores, aqui ficam algumas imagens da maravilhosa terra portuguesa Valença do Minho.

Terra de lendas, de fábulas e de imaginários, Valença do Minho, as suas gentes retratam lendas como: "A porta do Sol", "As bruxas do caminho de Melim", "O morto vivo", "O portão de Crasto", "A mudança de marcos", "A Senhora do Faro", "A Rainha Aragunta", "A mulher marinha", "A Lenda de S. Lourenço", "O Monge e o Passarinho", "O Penedo de Fontanela", entre muitas outras.
Escolhi, para retratar nesta postagem a lenda de "S. Rosendo e os Partos Difíceis". Boas leituras!

S. Rosendo e os Partos Difíceis

"Conta-se que, no tempo em que os frades habitavam o Convento de Sanfins de Friestas, houve um frade de nome Rosendo1 com fama de santidade, e que valia a todos os aflitos. Esse frade, um dia, morreu. A partir daí, os que antes da sua morte iam pedir-lhe as suas graças, agora só podiam rezar a ele junto do cemitério do convento, que está um pouco acima da igreja, no meio do monte. Faziam isto até que descobriram que no convento estava guardada a correia que apertava as pobres vestes do frade. O povo quis ver a correia para lhe tocar, e suplicar pela intercessão do frade S. Rosendo.
Desde esses tempos, nas freguesias vizinhas, quando uma mulher estava em trabalhos de parto e estes se revelavam morosos ou difíceis, mandavam alguém ao convento pedir a correia de S. Rosendo."

(in http://lendas.valedominho.pt/)

Sitiografia relevante:



Sem comentários:

Enviar um comentário