Esta visita por terras da Galiza marcou uma visita a uma grande jóia arquitectónica, que se encontra escondida na província de Ourense e, a escassos quilómetros já do Norte de Portugal. Falo de Celenova e do seu Monasterio de San Salvador. Diz-se (e confirma-se), que tal Mosteiro garante tamanha graciosidade como o Templo de Santiago de Compostela.
Este Mosteiro destaca-se pelo seu coro, onde os bancos de madeira, quando fechados, depois dos actos religiosos, os monges poderiam encostar-se onde havia uma espécie de cravado de madeira que permita que estes se sentassem dando a ilusão aos demais de que estavam de pé (conf. imagem).
Surpreende, igualmente, a grande talha dourada, o poder tocar e pisar em quase todos os locais do mosteiro, sendo que faz parte integrante do povo e o seu acesso não lhe é vedado, como acontece em quaisquer monumento histórico em que o visitante somente pode tomar contacto com os factos narrados à distância. Surpreendem, também, os enormes livros com as grandes pautas musicais, que facilmente, se tornavam visíveis a todos os membros do coro, de diferentes ângulos, daquele espaço. Apesar de aparentar um tamanho "normal", estes atingem, normalmente, os 30 Kg, sendo as suas folhas trabalhadas da pele do cordeiro. O grande órgão de tubos depois de renovado e melhorado ainda pode ser utilizado em diferentes festividades, sendo um grande orgulho para as gentes locais, quando este soa no seu Mosteiro.
Celenova é também rica pela Capela de S. Miguel, que se situa na antiga horta deste Mosteiro. Destaca-se pela precisão da sua orientação que, aquando dos solstícios da primavera e do outono, os raios de luz penetram o seu interior, às primeiras horas do dia, iluminando o seu interior de uma forma surpreendente. Tal deve-se à forma como as pequenas janelas estão construídas. De acordo com as informações da guia turística, esta capela, de dimensões tão reduzidas, conserva os seus traços originais, não tendo sofrido, até ao momento, quaisquer obra de restauração. Estas dimensões reduzidas deviam-se ao facto de ser uma capela limitada ao uso das orações femininas, sendo que aos homens estava reservado o culto no templo de San Salvador. Associa-se ao culto Muçulmano.
Antes de partirmos, não poderá faltar uma visita a casa de Curros Enríquez, um grande poeta galego, do século passado (1851-1908), local que reúne grande parte do seu espólio; à Torre de Vila Nova dos Infantes e a Virgem de El Cristal, com as suas próprias histórias de magia e de encanto, para rematar a história de Celanova.