Número total de visualizações de páginas
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Allariz - Ourense
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Estreia do Clube de Cinema Português
Asas servem p'ra voar
Para sonhar ou p'ra planar
Visitar, espreitar, espiar
Mil casas do ar
As asas não se vão cortar
Asas são p'ra combater
Num lugar infinito
Num vacuo para ir espiar o ar
Asas são p'ra proteger
Te pintar, não te esquecer
Visitar-te, olhar, espreitar-te
Bem alto do ar
E só quando quiseres pousar
A paixão que te roer
É o amor que vês nascer
Sem prazo, idade de acabar
Não há leis para te prender
Aconteça o que acontecer
Mas só quando quiseres pousar
A paixão que te roer
É o novo amor que vês nascer
Sem prazo, idade de acabar
Mas só quando quiseres pousar
A paixão que te roer
É o amor que vês nascer
Sem prazo, idade de acabar
Não há leis para te prender
Aconteça o que acontecer
Não vejo mais p'ra te prender
Aconteça o que acontecer
Não há leis para te prender
Aconteça o que acontecer
Até terça-feira :)
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
A nossa turma de Português
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Aprender Português
Pratica mais em:
http://web.educom.pt/escolovar/lp.htm
http://web.educom.pt/escolovar/hotpot_lp.htm
http://guida.querido.net/jogos/
http://www.deemo.com.pt/exercicios/pt/saladeestudo.htm
http://eb23cmat.prof2000.pt/sala/portugues/portugues.html
http://www.ebji-sto-antonio-cavaleiros.rcts.pt/exerjogaaprende.htm
http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/portugues/gramatica/
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Os Moinhos de Folón e Picón - Galiza
Situam-se nas proximidades do Monte de Santa Tecla pelo que a visita de um local potencia a visita a estes moinhos. É necessária alguma preparação física, roupa e calçado adequados para percorrer esses caminhos pedestres.
Os 60 moinhos, os Moinhos do Folón (os 36 moinhos na vertente do Folón, por onde escorre o regato também chamado "Folón") e os Moinhos do Picón (os 24 na vertente do Picón) constituem edificações de pedra, construídas numa encosta ao pé do rio, para aproveitar toda a força da água com o fim de moer o grão de milho, de centeio ou de trigo para fazer farinha. Alguns deles conservam no exterior pias de pedra usadas como bebedouros e comedouros dos animais.
A maioria deles tem uma estrutura de duas plantas, na inferior chamada sarteio pode-se ver ainda a maquinaria na qual age a força da água; no terminado ou andar superior é onde se podem encontrar as mós, comummente feitas de pedra.
Segundo nos relatou a Professora Elvira, do Curso de Extensão Cultural de Galego, decorrente das longas filas para a moagem dos cereais no moinho, por vezes durante toda a noite, a população envolvia-se em bailes. Para além do transporte dos cereais aos ombros, era recorrente levarem instrumentos musicais, tendo dado origem a uma dança típica, a muinheira.
Sitiografia recomendada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moinhos_do_Fol%C3%B3n_e_do_Pic%C3%B3n
http://espirito-de-aventura.blogspot.com/2007/10/galiza-muios-de-flon-e-picn.html
http://trepamontanhas.blogspot.com/2011/05/moinhos-de-folon-e-picon.html
Aqui tão perto - Castro de Santa Tecla (Galiza)
Situa-se no Monte de Santa Tecla o Castro de Santa Tecla, um sítio arqueológico que remonta à Cultura Castreja, pelas especificidades que enleva. O local, de impressionante beleza natural, vislumbra o desembocar do Rio Minho. Em 1931 foi declarado Monumento Histórico Artístico Nacional (Espanha) e também tem a consideração de Bem de Interesse Cultural.
A altitude que o monte apresenta conferia ao povoado castrejo um carácter defensivo garantindo a segurança dos seus habitantes. Do cimo do monte era possível verificar a aproximação de invasores e agir/reagir atempadamente.
As casas apresentavam já alguma organização por ruas estreitas e praças sendo que, através do empenho da reconstrução de parte deste espólio, é patente uma casa reconstruída, à semelhança do que se julga ter sido na realidade, em tempos remotos, bem como, algumas paredes levantadas de outras habitações que demonstram a sua organização por ruas e praças. Para complementar esta visita é possível visitar o Museu Arqueológico local.
De acordo com o site Wikipedia (uma enciclopédia digital de publicação livre), segundo a tese mantida por de la Peña Santos, director das últimas campanhas de escavações arqueológicas na década de 1980, o Castro teve uma ocupação continuada entre o século I a.C. e o século I d.C. A partir daí terá tido início um lento processo de abandono, embora possam ter ocorrido repovoações esporádicas em época tardo-romana. Foram encontrados também petróglifos, em várias das pedras do monte, elaborados por volta de 2000 anos antes da ocupação do castro, deixando antever a imensidão de registos históricos.
Em suma, não deixem de visitar pois vale a pena!!!
Sitiografia recomendada:
http://www.galiciaguide.com/Castro-de-Santa-Tegra.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_de_Santa_Tegra
http://galicia.costasur.com/pt/castro-de-tegra.html
http://algarvivo.com/arqueo/ferro/castro-tegra.html
http://bruxaria-tradicional.blogspot.com/2011/05/o-castro-de-santa-tegra.htmlterça-feira, 11 de outubro de 2011
Feira anual de Gastronomia de Santarém
De acordo com o “Guia de Festas e Romarias de Comboio”, publicado pela CP, Caminhos de Ferro Portugueses, entre os meses de Outubro e Novembro, decorre, anualmente, em Santarém, o Festival de Gastronomia.
Neste que é o mais antigo festival gastronómico de Portugal, restaurantes, entidades turísticas e escolas de hotelaria de diversas regiões do país mostram o melhor da gastronomia regional. O mote é a utilização de produtos nacionais, qualificados e típicos de cada região na confecção dos pratos, embora não sejam descurados os toques de criatividade que estarão, certamente, presentes nas iguarias apresentadas. Os doces conventuais, o artesanato regional e a animação musical têm também espaço garantido no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.
Celebra este ano a 30.ª edição, sob o tema "Tradição e Modernidade". O evento decorre de 16 de Outubro a 1 de Novembro, na Casa do Campino, perto da praça de touros de Santarém. Aqui fica um convite para os apreciadores da boa gastronomia portuguesa!
terça-feira, 4 de outubro de 2011
A aventura Grundtvig!!!
“O Programa GRUNDTVIG visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação de adultos, através da promoção de diversos tipos de actividades de cooperação a nível europeu. Dirige-se às necessidades de ensino e de aprendizagem dos intervenientes em todas as formas de educação de adultos, quer esta seja formal, não formal ou informal, bem como às dos estabelecimentos e organizações que oferecem ou promovem essa educação.”
O Programa GRUNDTVIG inclui dois tipos de acções descentralizadas, geridas pela Agencia Nacional PROALV:
- PARCERIAS (Parcerias de Aprendizagem)
- MOBILIDADES INDIVIDUAIS
o Projectos de Voluntariado Sénior
o Workshops
o Assistentes - Períodos de Assistência
o Cursos de Formação Contínua
o Visitas e Intercâmbios
Neste seguimento, o meu projecto situa-se na modalidade de Assistente, sendo que realizarei um período de assistência compreendido entre 1 de Setembro de 2011 e 30 de Junho de 2012, no Centro EPAPU de Ourense.
Para mais informaçoes recomendo a consulta no site:
http://www.proalv.pt/public/PortalRender.aspx?PageID=aac46782-37c8-4ea4-a399-ef4121070d2e
Nesta primeira postagem deixo as minhas boas-vindas e desejo que este blog possa ser um apoio para todos aqueles que desejem aprender mais acerca da Língua e Cultura Portuguesas, bem como descobrir os recantos mágicos da cidade de Ourense, as suas gentes, culturas e especificidades.
¡Hasta ahora!